Slider 5
1 2 3 4

Alcoolismo


Hoje em dia é comum a gente presenciar em diversos lugares pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, mais o que muitas não sabem é que essa mera diversão pode se tornar uma doença ou até mesmo ser a causadora de diversos tipos de acidentes, podendo comprometer não só a sua vida, mais as de muitas pessoas ao seu redor.
O que é?
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes.
O usuário de álcool não sente muita, ou nenhuma, fome, por isso não come. Acontece uma diminuição da oferta de substancias usada na constante reconstituição dos tecidos. E assim o corpo do alcoólatra começa a se consumir. Esse processo leva a desnutrição.
O álcool é a droga mais usada no Brasil, entre 60-70% dos brasileiros consomem bebidas alcoólicas em algum grau. Nos EUA os gastos do sistema de saúde e as perdas de produtividades devido a doenças relacionadas ao álcool, ultrapassam os 180 bilhões de dólares por ano.

Especialistas definiram como alcoolismo pesado o consumo de mais de 7 drinks por semana ou a ingestão freqüente de mais de 3 drinks por dia nas mulheres (1 drink é igual a uma taça de vinho ou 355ml de cerveja ou 45ml de whisky) e o dobro disso nos homens. Portanto, mulheres que bebem diariamente duas taças de vinho todos os dias, já estão enquadradas no grupo de alcoolismo pesado.




O consumo do álcool pode trazer inúmeras complicações para saúde, tais como:

- Câncer de mama
- Câncer de estômago
- Câncer do cólon
- Câncer de fígado
- Câncer de esôfago
- Cirrose
- AVC (derrame cerebral)
- Pancreatite aguda e crônica
- Osteoporose
- Diabetes
- Hipertensão
- Acidentes e traumas severos
- Impotência sexual
- Má formações fetais
- Síndrome do túnel do carpo
- Psoríase
- Colecistite e pedra na vesícula
- Suicídio;

Entre outras doenças que não afetam somente a sua saúde mais também o seu psicológico podendo trazer inúmeras complicações no seu convívio social, o alcoolismo é a 3º doença que mais mata no mundo, porém não pense que você não tem mais solução, existem inúmeros tipos de tratamentos basta você assumir que precisa de ajuda e deixar ser ajudado, afinal esse é o primeiro passo para que se obtenha êxito na recuperação.




7 comentários:

  1. Amanda sou totalmente contra bebida alcoolica...
    Otimo post...


    http://universonefertiti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei você ter posto essa máteria aqui, pois isso abre a cabeça das pessoas que consomem alcool em exesso e as faz pensar na coisa terrivel que estão fazendo consigo mesmas.

    Beijos,

    http://blog-fashionstyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que legal
    Falando sobre coisa séria.
    Conheço muita gente que parece não ter caído a ficha que já está na fase do alcoolismo.
    Excelente Post
    Bjus
    www.cantinhodimulher.blogspot.com
    Twitter:@rosealoy

    ResponderExcluir
  4. Amanda, muito bom você ter trazido à tona esse assunto.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar o seu post: dependente-químico é um paciente, assim como qualquer outro. Não estou dizendo que não se deve deixar de punir os mesmos que tenham cometido algum ato passível de punição, mas não se trata dependência química com encarceramento, qualquer que seja a droga em questão (cigarro de nicotina, maconha, cocaína, etc.).
    Enfim, sobre os tipos de tratamento, os CAPS que tem profissionais especializados para auxiliar e acompanhar esses pacientes, sem contar que lhes é fornecido a terapia medicamentosa.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. É incrível como mesmo sabendo disso, muitas pessoas continuam bebendo (e fumando tbm!) ¬¬

    Gostei do seu blog, seguindo!

    http://esmaltandoemfortaleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Isabela!

    Flor estou passando para te convidar a conhecer o meu mais outro blog que acabei de montar e quando poder dá uma passadinha por lá e se poder me seguir eu iria ficar muito feliz em ter a sua participação por lá tb!

    Bjos; Janini

    http://atelieniniartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, ficou bakana o texto. Sempre é bom falar sobre esses assuntos. Fico vendo entre meus amigos,, como eles acham comum e correto beber... isso é muito triste e preocupante!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
29 anos
31 anos, Mãe de duas Princesas, Maquiadora, Casada, Viciada em makes e afins e adora escrever!
 
By Iâni Naíra